BLOG

19 mar
Por que Você Deveria Aprender a Língua dos Gringos Antes de se Aventurar no Mestrado e Doutorado

Você já pensou em fazer um mestrado ou doutorado? Se sim, pare tudo o que está fazendo e vá estudar inglês! Sim, minha gente, não tem jeito: hoje em dia, se você quer brilhar no mundo acadêmico, precisa dominar a língua de Shakespeare. E não é só para pedir uma cerveja em Londres, não. É para ler artigos, escrever teses e se comunicar com os gringos, que dominam as pesquisas mais avançadas em todas as áreas do conhecimento.

Se você ainda não está convencido, vamos aos números. Segundo pesquisas (sim, elas também são em inglês), mais de 80% dos artigos científicos são escritos nesse idioma. Ou seja, se você quiser acompanhar as últimas descobertas sobre física quântica, biotecnologia ou qualquer outra área, vai ter que ralar o inglês.

E não adianta tentar dar uma de esperto e usar o Google Tradutor. Acredite, os revisores das revistas acadêmicas vão sacar na hora que você não manja dos paranauês do idioma. E aí, meu amigo, sua tese vai direto pro limbo dos artigos rejeitados.

Além disso, fazer um mestrado ou doutorado no exterior é o sonho de muita gente. E, se você quer ser aceito em uma universidade renomada lá fora, vai ter que mostrar que o seu inglês é afiado. E não adianta só falar “hello” e “thank you”. É preciso dominar o idioma, tanto na escrita quanto na fala, para poder interagir com seus colegas e professores.

E não pense que é só na universidade que o inglês é importante. No mercado de trabalho, ter um mestrado ou doutorado pode abrir muitas portas. E se você domina o inglês, suas chances de conseguir um emprego melhor e mais bem remunerado são muito maiores.

Portanto, se você quer se destacar no mundo acadêmico e profissional, comece hoje mesmo a estudar inglês. Afinal, como diz o ditado, “quem não comunica, se estrumbica”. E a última coisa que você quer é se estrumbicar no meio de uma apresentação de tese, não é mesmo?

Então, já sabe, né? Agarre seu livro de inglês, sua caneca de café e bora dominar a língua dos gringos!

LEIA TAMBÉM